ROMARIA & CAUCAIA

DITO PIRES

Francisco Pires Pereira Benedita Maria de Jesus    
Benedito Pires Domingues Idalina da Silva Godinho

Maria, Antonio, Rosalina, Benedita, João, Ana Aparecida, Lauro e J. Cláudio

Dito PiresDito Pires nasceu em 18/09/1901 no bairro da Cachoeira em Caucaia do Alto. Foi trabalhador de lavoura ainda criança, e pe-gou muito amor aos animais no contato direto que tinha com eles. Jovem, foi domador de ani-mais, lenhador e oleiro. Em 1920 fazia tropa para trocar lenha por café e mantimentos na capital, onde as paradas para comer e descansar,eram feitas no bairro do Portão e no Butantã, em viagens que duravam três dias. Segundo depoimento do próprio antes de falecer, quando construíram o Aeroporto de Congonhas, Dito levava para São Paulo paralelepídos em seu caminhão, por uma estrada em péssimas condições.

Dito Pires fundou com amigos a romaria de Caucaia quando já residia na Água Espraiada. Por muito tempo os cavaleiros que saíam dos Grilos (bairro dos fundões de Caucaia) pernoitavam na casa de Dito Pires e saíam de manhã para Pirapora.

Dito tinha especial predileção por um burro de nome Bacana, que "até dançava para seu dono". Bacana levava Dito Pires para desfilar na romaria, depois de ter sido levado às vésperas para São Roque para aparar os pêlos e sua ferradura ter sido feita por um famoso ferreiro à época.


Volta!

Idealizado por:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000