COBERTURA DA IMPRENSA
Jornal Atuante - nº15 - Maio de 2000
Jornal Popular - nº218 - 29 de Abril de 2000
Estado de São Paulo - Seu Bairro - Grande SP Oeste - 11/05/2000
Jornal dos Romeiros - nº36 - Maio de 2000
Jornal Circuito da Informação - nº2 - Maio de 2000
Jornal Atuante - nº16 - Junho de 2000
Jornal Atuante - nº15 - Maio de 2000
O lançamento do livro Romaria & Caucaia - O início de uma jornada histórica, de Cristina Oka e Afonso Roperto, dia 27 no Capitão Cook, foi uma oportunidade para reunir amigos, descendentes de famílias tradicionais de Caucaia do Alto e personalidades. O quarto livro da coleção Em Cotia, publicado pela A9 Editora e Empreendimentos, estará disponível para os leitores na banca de Caucaia do Alto e nos estabelecimentos dos patrocinadores do livro: Drogaria Santa Bárbara e Auto Posto Caucaia.
Vale a pena ler este livro de 80 páginas, com belas fotos históricas e depoimentos de descendentes daqueles que começaram uma tradição em Caucaia do Alto: a Romaria à Pirapora do Bom Jesus. Os fatos contados de forma envolvente emocionaram alguns personagens presentes na noite de lançamento do livro.
Contar a história da Romaria é contar a história do lugar, é falar da cultura e da religiosidade tão impregnedos ao povo da região. Parabéns para os autores que empreenderam essa caminhada em busca das raízes deste povo e deste lugar.
Jornal Popular - nº218 - 29 de Abril de 2000
Quinta-feira pré romaria, lançamento de livro em Caucaia, no Capitão Cook.
"Romaria & Caucaia - O início de uma jornada histórica " levou à Caucaia um grupo de intelectuais e personagens de Cotia que não deixou a desejar.Estiveram Prof Marcão, Luzia Helena, gente que vê, pensa e faz. Prof. Marcão já está com um livro no forno, quentinho, logo em agosto já deve estar na mão da gente. João Barcellos, todo alvoroçado com seus lançamentos na Bienal de SP, entre uma e outra palestra que tem proferido na Europa, por ocasião dos 500 anos ( diga-se de passagem que nosso amigo e historiador português já contou : em Portugal os 500 anos do Brasil não estão com essa bola toda, os assuntos que esquentam a Europa atualmente têm a ver com revisão do passado sim, mas não bem dos brasileiros). Luzia Helena, essa sensível observadora de nossa região já há algum tempo, por conta de sua profissão ( atua em comunicação com a Sabesp) e moradora, nos conta que chorou quando voltou de férias e viu o nível de água do reservatório da reserva do Morro Grande, em 35 % de sua capacidade. Cresce o sapé na beirada de onde antes tinha água, agora dá pra andar um montão represa adentro.. E nem começou direito o período de seca. Se uma reserva chegar a 5% de sua capacidade, está perdida. Vamos economizar água, gente!
O livro de Afonso Roperto e Cristina Oka sobre a romaria resgata todo o material publicado em meios de comunicação, depoimentos de descendentes de personagens, e uma pesquisa de Pe. Paulo Mercieca e Pe. Marcos Galdino, traçando um paralelo de alguns personagens e famílias, atuantes na cidade e na romaria, com a própria trajetória do distrito.
" Romaria & Caucaia " pode ser encomendado via e-mail www.cotianet.com.br ou fone: 79210166 ou encontrado na Banca de Jornais do Paulo e da Paula, em Caucaia..
O Jornal Popular esteve marcando presença e encontrou muita gente que passou. Confira !
Estado de São Paulo - Seu Bairro - Grande SP Oeste - 11 de maio de 2000
Jornal dos Romeiros - nº36 - Maio de 2000
Jornal Circuito da Informação - nº2 - Maio de 2000
Jornal Atuante - nº16 - Junho de 2000
Outro dia, estava de conversa com o gaúcho, amigo de longa data. Não hesitei em fazer uma pergunta que há muito tempo me apoquentava: Gaúcho! Indaguei. Só é gaúcho quem nasce no Rio Grande do Sul? Imediatamente o gaúcho se pôs a falar com aquele sotaque carregado e logo conclui: ser gaúcho é um Estado de Espírito. E disse, todo orgulhoso: sou nordestino e gaúcho ao mesmo tempo. Talvez este fato ilustre um pouco o que acontece com gente vindo de outros lugares, para Cotia. Cristina Oka e Afonso Roperto, que há algum tempo chegaram estrangeiros em Cotia e Caucaia e se tornaram gente da terra. Ser daqui, também é um Estado de Espírito. O casal pesquisador, traduziu este Estado de Espírito no livro que acabaram de lançar: Romaria & Caucaia O início de uma jornada histórica.A leitura do livro é saborosa e divina. É leitura que se faz de uma só vez, Cristina soube entrar na privacidade de cada família e recolher com muita sensibilidade o que cada uma tinha de mais precioso. Famílias que zelavam pelo jeito antigo de viver. Neste tempo a família tinha um papel importante na socialização. O nome da escola, da rua, da igreja e de tantas outras obras ganhou sentido em Caucaia, agora tem história. A Romaria que você registrou deixou no ar uma sensação de que há algumas coisas que não têm explicação, porque simplesmente são divinas. Cristina e Afonso onde será que foi parar o Prof. Rodolfo?
O livro indica caminhos para outras pesquisas. A chegada dos imigrantes japoneses e a construção da ferrovia são temas que ainda guardam muitos segredos. Cotia e Caucaia precisam ser preservadas. Graças aos deuses que gente como Cristina e Afonso estão construindo um pedaço da nossa história e apontando que é possível viver melhor. Cristina, o livro que você escreveu provoca lembranças.
Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez - Autor dos livros Memória & Imagem e Hospital Dr. Odair Pedroso - Hospital de Cotia: um símbolo.
Escritores de Cotia no EstadãoOs livros lançados recentemente pela A9 Serviços Editoriais, também responsável pela Revista Em Cotia, foram motivo de bela matéria no Caderno Seu Bairro do Jornal O Estado de S. Paulo, do dia 11.05. Os autores dos livros Praça da Amizade, Praça Japonesa (alunos do Colégio Kosmos); Memória & Imagem e Hospital de Cotia: um símbolo (Marcos Martinez); e Romaria & Caucaia, o início de uma jornada histórica (Cristina Oka e Afonso Roperto), falaram sobre suas obras.
Idealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO
ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000