ROMARIA & CAUCAIA
ROQUE DE JESUS JUSTO
Joaquim Pires Godinho | Deodora Maria de Jesus | José Vaz Coelho | Antonia Justo |
João Pires de Jesus Justo |
Benedita Vaz Justo | ||
Roque Pires de Jesus Justo - Maria P. de Jesus - Nadir P. de Jesus - Geni P. de Jesus - Pedro P. Justo - Cirineu P. de Jesus - Eunice P. de Jesus - José Vicente P. de Jesus -Antonia P. de Jesus - Benedito P. de Jesus - Bernadete P. de Jesus - Rita P. de Jesus |
Os avós de seo Roque Justo por parte do pai eram oriundos de São Roque. Mudaram-se para Caucaia, na região da Água Espraiada.
Seo Roque Justo lembra-se que seu pai trabalhava com transporte de carroças, fazendo os fretes para o mercado de Pinheiros. Nessa época a ponte sobre o rio Pinheiros era de tábua, o pai levava as mercadorias ao mercado, e depois deixava os animais soltos pastando antes de voltar; mais tarde João Justo trabalhou como meeiro de Pedro Vaz, filho de José Vaz Coelho1.
Roque Justo fez até a terceira série na escolinha da Água Espraiada, e veio fazer a quarta série no grupo escolar em Caucaia.Casou-se com Dulce Pires em 1964, filha de Roque Celestino Pires, que conheceu em Caucaia em 1962, quando ele era balconista da CAC. Dna Dulce conta que seo Roque fazia questão de trazer as compras para ela e a mãe, e sempre esquecia algum ítem para ter um pretexto de voltar para vê-la. Seo Roque lembra-se que, quando Dulce vinha lavar roupa para a mãe na beira do rio2 central de Caucaia, ele ficava espiando lá da CAC.
Seus tios e irmãos e o próprio Roque Justo foram membros da banda de música de Caucaia, que tocou nas romarias e outras festas da região. Roque Justo tocou trombone harmonia e clarinete.
Começou a participar da romaria aos 11 anos com bicicleta. Tocou na banda. Foi jogador de futebol (e dois anos presidiu o Caucaia Futebol Clube).
Foi secretário na organização da romaria e quando assumiu a presidência da mesma, organizou juridicamente a associação que rege os assuntos pertinentes à grande peregrinação.
Dona Dulce
Dna Dulce, como filha de RCP, foi contagiada desde cedo para participar das romarias. Cuidava com outras se-nhoras dos andores até se casar, quan-do o chefe geral era Dito Lopes. Nes-sa época acompanhava e organizava, com outras mulheres da Congregação de Filhas de Maria, as romarias levan-do as imagens do Bom Jesus, São Be-nedito, São Jorge e da Imaculada Con-ceição nos andores. Após breve in-terrupção, dna Dulce voltou a par-ticipar da comissão organizadora do andor, quando Pedro Vaz assumiu a presidência (segundo Dulce, ele era um presidente muito preocupado com a religiosidade na romaria). Nessa época, o andor passou a ir só com a Imaculada Conceição. Só mais recentemente, em 1999, a imagem do Bom Jesus emprestada por São Roque, foi em 2000 doada à romaria, e passou a in-tegrar o andor para Pirapo-ra com Nossa Senhora.
2. O rio fica hoje embaixo da Praça dos Romeiros, aos fundos do mercado do Moisés. Na época a que se refere seo Roque, o rio era limpo, as pessoas nadavam, pescavam e lavavam roupa ali. Antes de chegar na vila, descia paralelo à hoje rua José Manoel de Oliveira, fazia uma curva na grande touceira de taquaras (atrás do Bradesco hoje), se juntava com o rio que vinha do Jardim São Luís e seguia em direção à Água Espraiada.
Idealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO
ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000