ROMARIA & CAUCAIA

COMUNICADORES


Dna Narciza e Zé Nicola, com a equipe de voluntários da água que ia abastecendo os romeirosNarciza Pires Espinosa, a dna Narciza, é uma figura marcante ligada à Romaria. Comunicadora decidida, assume com devoção, dedicação e afinco a tarefa do microfone, puxando as rezas, organizando o evento de cima do caminhão de som.

Filha de Roque Celestino Pires, desde jovem participa da peregrinação, sendo uma das precursoras a cavalo.

Dna Narciza tem lembranças de uma Caucaia antiga, aquela das noites sem luz elétrica, em que o espírito de amizade e companheirismo era muito mais brilhante: grupos de amigos em pic-nics com noites de luar; da Cabréuva (feita com vinho e gemada) tomada nos carnavais singelos em que meninos brincavam vestidos de meninas.

Dna Narciza não teve uma vida fácil, desde nova trabalhava ajudando em casa e com a alimentação dos pedreiros que trabalhavam com seu irmão Fernando Pires. Lavava a roupa da casa no rio1 que passava no centro de Caucaia (hoje parcialmente canalizado sob a Praça dos Romeiros). Ela se lembra que por causa das noites de geada, a roupa que ficava coarando durante a madrugada, precisava voltar para a água do ribeirão para tirar o gelo, no outro dia cedo. Casou-se com José Espinosa Lopes, chamado por todos de Zé Nicola.

Miranda, da tradicional família festeira de Joaquim Sulino, durante anos foi locutor da Romaria. Na foto com Dna Narciza.Tradicionalmente dna Narciza e seo Zé Nicola sempre colaboraram com a Romaria; inicialmente levavam água e frutas para dar apoio aos romeiros com sua própria caminhonete.

Dna Narciza sempre trabalhou duro na organização das romarias, devido seu dinamismo e liderança, auxiliada pelo saudoso Miranda até o falecimento do mesmo.


Volta!

Idealizado por:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000