ROMARIA & CAUCAIA
COMUNICADORES
Filha de Roque Celestino Pires, desde jovem participa da peregrinação, sendo uma das precursoras a cavalo.
Dna Narciza tem lembranças de uma Caucaia antiga, aquela das noites sem luz elétrica, em que o espírito de amizade e companheirismo era muito mais brilhante: grupos de amigos em pic-nics com noites de luar; da Cabréuva (feita com vinho e gemada) tomada nos carnavais singelos em que meninos brincavam vestidos de meninas.
Dna Narciza não teve uma vida fácil, desde nova trabalhava ajudando em casa e com a alimentação dos pedreiros que trabalhavam com seu irmão Fernando Pires. Lavava a roupa da casa no rio1 que passava no centro de Caucaia (hoje parcialmente canalizado sob a Praça dos Romeiros). Ela se lembra que por causa das noites de geada, a roupa que ficava coarando durante a madrugada, precisava voltar para a água do ribeirão para tirar o gelo, no outro dia cedo. Casou-se com José Espinosa Lopes, chamado por todos de Zé Nicola.
Tradicionalmente dna Narciza e seo Zé Nicola sempre colaboraram com a Romaria; inicialmente levavam água e frutas para dar apoio aos romeiros com sua própria caminhonete.
Dna Narciza sempre trabalhou duro na organização das romarias, devido seu dinamismo e liderança, auxiliada pelo saudoso Miranda até o falecimento do mesmo.
Idealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO
ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000