ROMARIA & CAUCAIA
CORPORAÇÃO MUSICAL
IMACULADA CONCEIÇÃO
Mais conhecida como a banda de Caucaia, a Corporação Musical Imaculada Conceição foi fundada no bairro da Cachoeira, em Caucaia do Alto, por Roque Celestino Pires e Luís Dias de Oliveira, entre outros. Os ensaios eram na Cachoeira, em seus primórdios (no final da década de 20).
O primeiro maestro foi Antonio Manoel de Oliveira. Só da família Manoel de Oliveira, participavam ainda: Benedito (Mimi), José e Francisco. Outros músicos dessa época, da formação do grupo: João Godoy, Francisco Dias, Benedito Pinto Pedroso, Joaquim Pires de Camargo, José Vaz Coelho. A família Vaz Justo também tinha vários integrantes da banda: Vicente, Leonor, Israel e Roque. O segundo maestro foi Benedito Martins.
A Corporação se apresentava nas romarias de Pirapora do Bom Jesus e de Aparecida do Norte, nos Festivais de Caucaia, promovidos por Fernando Pires (Nando) e em outras festas dos municípios de Embú-Guassú, Juquetiba e São Lourenço. Em Caucaia, além do Festival, eles tocavam também nos bairros (Grilos, Campininha, Água Espraiada) e no coreto que havia ao lado da Igreja Matriz.Roque Celestino Pires, além de músico, era o encarregado de organizar o grupo. Construiu com os outros a primeira sede da banda na vila de Caucaia (onde hoje é o Bradesco).
Com a morte de seu pai, Roque Pires Filho, o Quito, assumiu o papel de coordenador, professor e maestro da Corporação. Com a venda do terreno da sede, seo Quito fez uma campanha para arrecadar fundos para comprar um terreno para a nova sede, no início da década de 60, no local onde hoje se encontra o posto da Polícia Militar. Quito dava aulas e ensaiava com os músicos aos sábados.
Seo Quito lembra de um fato curioso, quando foram tocar na Capela dos Pires, na 2a. Guerra Mundial. Era tradição após a banda tocar na festa da padroeira, que o pessoal do lugar oferecesse um churrasco pros músicos. Naquele tempo faltava gasolina e farinha. A carne da churrascada foi farta (pois o pessoal matava um boi para a festa), servidas nos espetões, e na ponta de cada um, depois da carne, tinha apenas um pãozinho espetado, que eram muito disputados. Seo Quito voltou com vontade de comer um pão daquele churrasco, já que ele não tinha conseguido comer nenhum.
Na década de 70, o número de interessados em participar foi rareando, até só sobrarem 12 elementos. Foi marcada então uma reunião, que decidiu encerrar as atividades da Corporação.
Seo Quito conserva até hoje, com carinho, as partituras da banda de Caucaia, que já encheu de alegria o povoado da vila.
COMPONENTES DA BANDA
Formação da banda
Na foto tirada em 27 de julho de 1968, temos a seguinte formação na Corporação Musical:
1. João Vaz Justo - 2. Edson Domingos de Oliveira - 3. Pedro Vaz Justo - 4. Roque Pires de Jesus Justo - 5. Avelino Silva - 6. José Vaz Oliveira - 7. João Pires de Jesus - 8. Cinésio Justo - 9. Sebastião Vaz Justo - 10. Antônio Simões Pires - 11. Cesário Pires pereira - 12. Lelio Antonio da Silva - 13. Dalmiro Pires - 14. Joaquim Vaz de Oliveira - 15. Luiz Vaz de Oliveira - 16. José (do bairro do Carmo) - 17. Luís Dias de Oliveira - 18. Be-nedito - 19. Antônio Domingues Oliveira - 20- Ronildo Pires - 21. Pedro Pires de Jesus - 22. Luís Pires de Camargo - 23. Roque Pires FilhoIdealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO
ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000