Tanchagens

 

FICHÁRIO
Nomes Populares Tanchagem, tansagem, língua de vaca, plantagem, tranchagem
Nome Científico Plantago major L / Família Plantagináceas
Planeta Sol
Origem Uma das ervas mais usadas na Índia. Existem mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo. Nos estados americanos, as mais comuns são P.major e P.lanceolata, de folhas largas e estreitas, respectivamente. No Brasil a variedade mais facilmente encontrável é a P. guillerminia L.
Pertes usadas Toda a planta, inclusive a raiz e semente.
Lendas e
Mitos
Uma das nove plantas sagradas da antiga Lacnunga Saxônica, onde era chamada de "weybroed". As propriedades curativas já foram mencionadas por Shakespeare e Chaucer.
Características
e Cultivo
Planta herbácea perene, de pequeno porte, contendo um constituinte importante, a aucubina. As folhas de formato variado, de nervuras bem marcadas, surgem emtorno de um único eixo ao nível do solo, num tufo circular. Flores podem ser brancas, acastanhadas ou esverdeadas, e surgem em espigas eretas entre as folhas. Raiz pode ser colhida em qualquer época.Se reproduz por sementes em solos férteis, úmidos e bem estercados. Coleta-se em meados do verão, quando a planta alcançou sua plenitude..
Outras espécies Pacoveira - Plantago lanceolata L
Tanchagem média - Plantago media L / Plantago australis
Propriedades
Tanchagem Medicinal

A tanchagem contém abundante mucilagem, potássio, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas, entre outros elementos constitutivos.

Depurativa, diurética, antibacterianas, combate tosses e bronquites. Tem propriedades cicatrizantes, por isso as folhas frescas maceradas são úteis contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento de pequenos cortes.Usada também em casos de ardor de estômago, diarréia e desinteria. Também usada em gargarejos para dor e inflamação de garganta. Contém mucilagem que é protetora intestinal e uterina.

Bom para diarréia, utilizar infusão de bebida padrão. Externamente usada para curar feridas; as raízes são tônicas. Conjuntivite, terçõis, irritações e outras doenças dos olhos podem ser amenizados pelo uso do chá dessa planta (bem coado), bebido e aplicado sob forma de compressas, lavatórios por aspersão, ou pingado como colírio.

  • Infuso: 5 gs da erva picada em 100 ml de água fervente descansando por 10 minutos. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia

Cosmética

Aplicada diretamente sobre a acne e outros males de pele, as folhas de tanchagem, bem lavadas, e socadas como emplastro, aliviam a dor, combatem a inflamação e ajudam a cicatrizar. Tem ação tonificante sobre a pele.

Utilização

  • Uso caseiro: Compressas de tanchagem feitas com chá bem coado são excelentes para terçóis e conjuntivites. Nas picadas de insetos, a fricção da folha bem lavada no local afetado ajuda a aliviar o prurido. As sementes podem ser utilizadas para alimentar pássaros.
  • Uso culinário: Usa-se a tanchagem sob forma de bolinhos e em refogados, feitos como os de couve, e que acompanham carnes em geral; pode entrar também no recheio de omeletes, fritadas, pastéis e rocamboles. Para isso utilizam-se as folhas mais novas, mais tenras, retirando-se o fio central das mesmas mais vigoroso.Bolinho de tanchagem: 1/2 maço da erva, 2 ovos, 3 col de sopa de farinha, água ou cerveja o suficiente para amolecer a massa, sal, óleo para a fritura. Cortar a tanchagem bem fina e junte os ovos, previamente batidos com a farinha, adicionando a água ou cerveja e o sal. Em seguida, frite em óleo bem quente.
  • Uso mágico:

Aromaterapia:

Efeitos colaterais:

 

 

Volta para o índice



Idealizado por
:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©