ROMARIA & CAUCAIA

JOAQUIM (JECA) PINTO DUARTE

José   Duarte** Marta Pinto***    
Joaquim Pinto Duarte* Maria Pires Cardoso
Ana Pinto Pedroso - Rosália Pinto

Casa de pau-a-pique ao lado da Capela de Sant’Ana, bairro dos Pintos. Pertenceu a Joaquim Jeca.Joaquim Pinto Duarte nasceu na casa que se encontra ainda hoje, ao lado da igreja de Sant'Ana. Aos 22 de janeiro de 1872, as 14 horas, Joaquim Pinto Duarte casou-se com Dna. Maria Pires Cardoso na igreja de Nossa Sra do Monte Serrat, paróquia de Cotia.

A sua profissão era de lavrador: plantava milho, feijão e mandioca. Posteriormente cultivava também batatinha, que levava no lombo de animais cargueiros para vender no mercado em Pinheiros, conhecido como Largo da Batata. A viajem durava 2 dias. Seu bisneto Antonio Pinto de Moraes se refere a um pouso que ficava onde hoje se encontra a Polícia Rodoviária na Rodovia Raposo Tavares (outras informações indicam o pouso no Portão em Cotia).

Em 1999, na reforma do telhado da Igreja Matriz, foram retiradas as vigas aparelhadas a machado por Joaquim Jeca.Em 1999, na reforma do telhado da Igreja Matriz, foram retiradas as vigas aparelhadas a machado por Joaquim Jeca.Era um homem simples e trabalhador. Sabia ler e escrever. Sem possuir cursos especiais, era um dos melhores carpinteiros da região. Construia casas, carro de boi, moinho de fazer farinha de mandioca e monjolo para moer milho e fazer farinha. Sr. Antonio Pinto de Moraes, o Toninho do Candido Pinto, nos conta que seu bisavô, o Joaquim Jeca como era mais conhecido, foi quem construiu a capela de Caucaia que deu origem à Igreja da Matriz. Jeca, trabalhou a madeira com esmero e na reforma atual do telhado (agosto de 1999), pudemos conferir as vigas aparelhadas no machado que ele fizera! Pelo trabalho, Jeca recebeu um terreno bem próximo da capela como pagamento, onde ele construiu sua casa, local onde hoje está instalada a Vidraçaria do Toninho no largo da Matriz (imóvel vendido por Candido Pinto ao pai do Toninho). Desta casa ele podia apreciar as festas religiosas. Jeca foi também o zelador da capela.

Ele faleceu aos 13 de maio de 1944. A causa da morte era dada como arteriosclerose-colapso cardíaco. O atestado de óbito foi firmado pelo médico Dr. Waldemar Albano e o declarante foi o Sr. Luiz Manoel de Oliveira. Conforme a certidão de óbito ele morreu com 98 anos mas, segundo algumas pessoas nos informaram, ele teve 114 anos. Foi sepultado no cemitério de Caucaia.


* Mais conhecido como Joaquim Jeca, Noquim Jeca.
**José da Costa Duarte conforme certidão de óbito ou José Fernandes Duarte como no registro de casamento da paróquia de Cotia.
***Marta Pinto Pedroso conforme certidão de óbito ou Marta Pinto Cardoso como no registro de casamento da paróquia de Cotia.

Volta!

Idealizado por:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000