ROMARIA & CAUCAIA

FERNANDO PIRES

Roque Celestino Pires Rosa Camargo Pires    
Fernando Pires Conceição
Sonia Pires - Roque Pires - Fernando Pires

Fernando Pires, o Nando, nascido em 22/12/1939 foi um dos filhos de Roque Celestino Pires, que herdou o dom de aglutinador e incentivador das ações comunitárias empreendedor, sempre cercado de muitos amigos, nunca sua porta estava fechada à necessidade dos que o procuravam, sem distinção. Foi vereador, sub-prefeito e líder comunitário.

Casou-se em primeiras núpcias com Conceição, que sofreu grave acidente de jeep, ocasionando sua morte. Deixou Nando viúvo com filhos.

    Adolfo Trindade Isoldina Augusta Chagas Manoel Lopes Sueiro Manoela Cadabide Lopes
Roque Celestino Pires Rosa Camargo Pires Gentil Trindade Nair Lopes Trindade Cadabide
Fernando Pires Dirce Trindade Pires
Julio Pires - Patrícia Pires

Dirce, Fernando e Ditinha : o Galaxie o acompanhou pelas estradas de terra.Quando se casou com Dirce1, Nando pensou depois de um tempo em construir uma casa maior, no meio de mato, mas achou que lá era muito frio; então construiu ao lado de onde morava. Gostava muito de doces. Recebia muita gente em casa para comer, do município inteiro, Dirce cozinhava para todos, muita gente pobre sempre, que Nando ajudava também com transporte para visitar parentes distantes.

Fernando Pires no Festival de CaucaiaFernando Pires promovia os Festivais de Caucaia, movimentados eventos esportivos com jogos de futebol e apresentações. Nessa época sempre trazia muita gente de fora para conhecer Caucaia. Nando bancava do próprio bolso de dono de transportadora as despesas das festividades.

Homem de negócios, além de construtor com o irmão Quito, ainda comerciava sal em Minas Gerais ( lembrando um pouco os ancestrais, no fundo sempre tropeiros, pegando de um lugar e levando para outro as mercadorias, comercializando, trocando).Equipe de Fernando Pires (1º à direita)

Dirce acompanhou o período de vida mais ativo de Nando, nos negócios, na política e na vida da comunidade. Ela se lembra que o marido sofreu muito com sua doença dos rins. Certa vez, com crise de pedras nos rins, com dores aumentando parecendo que ia morrer, Nando começou fazer suas recomendações2 para Dirce. Ligou então para o médico, que disse que já tinha dado tudo o que podia para aliviar a dor; Nando então se acalmou, e nessa hora apelou para a água benta de Lourdes orando "Nossa Senhora de Lourdes vai me curar" Nando viveu depois dessa noite cinco anos sem crises de pedras.

Frota da fernando Pires TransportadoraDna. Dirce conta que uma vez, numa reunião com umas 40 pessoas, em apoio à campanha política do marido, uma mulher a abordou e contou sua estória com Fernando Pires3.

Nas vésperas da romaria, já sob a presidência de Nando, ela se preparava para receber umas 50 pessoas depois do show de chegada em Caucaia: os artistas comiam em sua casa. Assim foi desde que Nan-do animou de trazer Sérgio Reis para fazer o primeiro show da ro-maria de Caucaia.

Morreu jovem e enfermo, após quase uma década como presidente da romaria


1 Nando reencontrou Dirce aos 32 anos, e se casaram em Aparecida do Norte em 1968. Ela se lembra dele quando criança, de quando morava ainda em Caucaia. Dirce todo dia desmaiava na escola quando criança às 10 da manhã. A professora falou que era fraqueza, e mandou ela tomar um lanche mais forte, tipo um caldo de feijão. Assim direcionou ela para o tratamento na casa de Roque Celestino Pires, para ficar mais forte com a alimentação ali fornecida. O Nando não estudava junto nessa época, mas acabavam se encontrando às vezes. Passou, Dirce mudou para SP, foi morar em Santo Amaro. Seu pai, funcionário da Sorocabana, acabou tendo um problema no coração e foi aconselhado pelo médico a viver num clima melhor. Voltaram assim para Caucaia, depois de 16 anos vivendo fora. O pai de Dirce viveu ainda até 86 anos, cheio de energia. Dirce casou-se com Nando em 11/05/1968.

2 "estava ajudando alguém na casinha tal, que ela cuidasse se ele viesse a faltar". Mais tarde, já pressentindo a morte iminente, Nando deixou uma série de recomendações à sua esposa, com relação as ajudas que fizera em vida e promessas, para que ela as honrasse; entre elas o pedido da doação do sino para a igreja de Santo Antônio (ASSA), que Dirce cumpriu à risca.

3 "Você é dna. Dirce? Senta aqui para termos uma conversinha. Eu conheci seo Nando uma vez, que nem asfalto tinha ainda na estrada de Caucaia e meu filho passando mal, fiquei esperando condução na beira da estrada na altura do Apache. Às vezes ficava umas 6 horas sem passar um carro na estrada. Os que passaram não ajudaram. Nando passou e parou com seu Galaxie. Perguntou o que houve. Eu contei que meu filho tava com muita dor, ele foi comigo em casa, pegou o menino e levou no socorro. Nem me conhecia e me ajudou..."

Volta!

Idealizado por:
C
RISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Atualizado em 18 September, 2000