Voltar  |  Home  |  Email
 
   
 

GRANJA VIANNA

Esboço para a história de Granja Vianna

por João Barcellos.

O bairro denominado de Granja Viana, onde situa-se hoje a forte cintura industrial de Cotia (município da Grande São Paulo), teve início com o desmembramento, ou loteamento, da antiga Fazenda Carapocuyba.

Os títulos de terras foram expedidos segundo mandava a Lei 14.916, de 06.08.1945; no entanto, a posse das mesmas foi caracterizada pela Lei 3.962, de 24.07.1957, dentro do Primeiro Perímetro de Carapicuiba.

As terras daquele sertão carapicuibano, dominado pelos nativos Carijó, e no qual foi erguida a primeira Aldeia Acutia (do guarani Koty = ponto de encontro/casa, o mesmo nome da Acutia-mãe situada em Santa Catarina/SC), e sobre a qual foi construído recentemente o Condomínio S. Fernando Golf Club, foram divididas (entre outras famílias) por Junqueira de Aquino, J. Giorgi, Niso Viana, Monfort Ivanko, Maronna, Justo Novaes, Kenvorth, Martins, Danato, Rezende Junqueira, Vasconcelos, Tamai, Saad, Anthero Camargo, Vieira Freitas, Godoy, Nasser, Auada, Lopes Migara, Rollo, Valle, Lorenzano, Souza, Oliveira, Guimarães, Priolli, C. Baptista, Chohachi Kato, Passos Mesquita, Campos, Gama, Sampaio, Dalsboarg, Rebellato; e, perdida no percurso histórico paulista, a Família Quadros, que veio a comprar a parte onde os nativos Carijó haviam se instalado - e, onde, o governador das esmeraldas Fernão Dias Paes instalou, no Séc 16, a primeira Capela em honra de N. S. do Monte Serrat (como beneditino que era)...

O círculo comunitário da região de Granja Viana começou, oficialmente, com a medição do território pelo Juiz Comissário, no Séc 19 (ano 1888); e era tão vasta a Fazenda Carapocuyba que compreendia algumas partes de Osasco e de Embu - isto é: o Rio Cotia veio a ser o divisor histórico entre os sertões carapicuibano e itapecericano (neste, incluía-se Embu, e naquele Barueri; e, Cotia em ambos), tornando-se pólo importantíssimo para a Vila do planalto jesuítico.

Antes disso, no Séc 16, já a Fazenda Carapocuyba havia sido anexa à famosa Sesmaria de 1580, sendo aí as áreas de carapicuiba, Cotia, Barueri, Santana de Parnaíba e Pirapora, tornadas oficialmente territórios da Ocidental Civilização sob o mando d'El-Rey de Portugal...afastada que estava qualquer serventia diplomática na práxis politiqueira do Tratado de Tordesilhas (1494). Por aquele ano de 1888, a Fazenda era denominada de Carapocuyba e a Quem de Direito...

Hoje, no Séc 20, com 50 Km2 de área e aproximadamente 30.000 habitantes, Granja Viana é um bairro nobre do Município de Cotia; um bairro que sedia uma infraestrutura residencial de

alto nível, condomínios de luxo, e aproximadamente 75% do parque industrial cotiense (auto-peças, alimentação, metalurgia, informática, serigrafia, químicos, textéis, serviços, madeiras, plásticos, etc); No enquadramento da Rodovia Raposo Tavares, os Kms 21 e 27 sinalizam a Granja Viana.

O bairro também é conhecido por residirem nele Artistas Plásticos e Intelectuais famosos, gente da Comunicação e da Música.


 
   

Idealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Última atualização: 15 February, 2002