Voltar  |  Home  |  Email
 
   
 

CIDADE DAS ROSAS

Cotia

 

Igraja Matriz

 

Roselândia: viveiro de rosas

Conheça mais sobre a Roselândia

 

Sítio do Mandú

Conheça mais sobre o Sítio do Mandú


Vista aérea da Câmara Municipal

 

Sítio do Padre Inácio

Conheça mais sobre o Sítio do Padre Inácio

 

No ano de 1580 nasceu a Aldeia de Aku' ti, no Caiapiá, inserida no conjunto humanístico erguido por sertanejos e jesuítas, no mesmo espaço/percurso que deu forma a Embu e Carapicuíba, entre outros aldeamentos, em 12 de outubro.
Em traço barroco foi erguida na Caiapiá (lugar onde abundavam ervas medicinais do mesmo nome) uma Capela indicando a rota do Peabiru (sul do atual Paraná) aos corajosos que, como Raposo Tavares, Fernão Dias Paes, Manoel Esteves e Antonio Pietro, entre outros possuidores de sesmarias na região, ajudaram a fazer o Brasil.
No ano de 1723 Cotia tornou-se Freguesia, mas só em 1856 (a 2 de abril) efetivou a sua Emancipação Político-Administrativa; em 1784 recebeu o menino Diogo Feijó, mais tarde Regente do Império; em 1872 nasceu o poeta, romancista e contista Baptista Cepellos.
Dois sítios, provavelmente de 1652, foram construídos sob as designações de "Mandú" e "Pde. Inácio", hoje marcos vivos da Saga Sertaneja Bandeirante. Só no ano de 1703, já o sertão era conhecido a Oeste, foi mudada a Capela, dedicada a N. S. do Monte Serrat, para a atual Praça da Matriz, distante mil e quinhentos metros do Caiapiá.
Após ter sido defesa e ponto de abastecimento (o que ainda é) da São Paulo dos Campos de Piratininga, Cotia iniciou uma urbanidade própria: tem um distrito, Caucaia do Alto, e vários bairros, entre os quais o bairro da Granja Vianna, uma cintura industrial moderna e uma cultura enraizada em valores folclóricos em meio à arte vanguardista; em 1913 a região recebeu os primeiros emigrantes japoneses que deram origem a uma evolução técnico-rural que tem, na construção da Praça Japonesa, um memorial marcante.
Congada, Romaria de Caucaia a Pirapora do Bom Jesus, Romaria de Cotia a Pirapora e Festas Juninas, são os eventos sócio-religiosos que destacam entre os de lazer, como a fantástica Festa do Peão Boiadeiro.
A luxuriosa Reserva Florestal, no Morro Grande, é o ponto natural e mágico do equilíbrio ecológico que sustenta a belíssima região que encantou Feijó e Cepellos.
Denominada como Cidade das Rosas, Cotia é um jardim cujas fragâncias cativam o mundo.

 

 

Granja Vianna

 

Estação da FEPASA em Caucaia do Alto

Conheça mais sobre a Estação

 

 

 


 
   

Idealizado por:
CRISTINA OKA & AFONSO ROPERTO©
Última atualização: 15 February, 2002